quinta-feira, 22 de abril de 2010

Óbito - Morreu o jornalista Fernando Laidley



Morreu o jornalista e repórter Fernando Laidley, aos 93 anos de idade, vítima de doença prolongada. Laidley ficou conhecido por ter sido o primeiro português a dar a volta a África de automóvel.O funeral será em data a confirmar, ainda esta semana, no Alto de São João.Aos 36 anos, Fernando Laidley conseguiu com sucesso fazer uma expedição que nunca ninguém tinha conseguido: percorrer o continente africano de automóvel.Acompanhado por José Guerra e Carlos Alberto, respectivamente o mecânico e o fotógrafo da expedição portuguesa, os três seguiram do Marquês de Pombal a 25 de Abril de 1955 num Volkswagen "carocha", em segunda mão, rumo à aventura africana.
*Fernando Laidley nasceu a 30 de março de 1918, em Luanda, Angola. Com apenas um ano de idade mudou-se com a família para Lisboa.
Este dono do "carocha" que protagonizou várias outras viagens únicas pelo continente africano e asiático (ligação Goa, Damão e Diu), foi também repórter de guerra no Norte de Angola para as revistas "Século Ilustrado" e "La Semana", de Espanha, tendo publicado, em 1964, o livro "Guerra e Paz".* De que resultou o livro intitulado "África Desaparecida" (a preto e branco) de autoria de António Sérgio Azenha, com fotografias do arquivo pesoal de Fernando Laidley - Quetzal Editores, Setembro de 2000.
Adquiri um exemplar quando do seu lançamento e posso dizer que contém belas fotografias de todo o continente africano por onde Fernando Laidley passou com o seu "carocha", em meados do séc. XX.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: