quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Hoje Falo eu porque é Fim do Ano de 2009


Apeteceu e aqui estou para dizer o que penso como se fosse a última coisa do ano 2009. O meu amigo Fifer me presenteou com esta foto para me desejar um ano de 2010 cheio de coisas boas e etc e tal. Eu que da Caála só me lembro que fui lá um fim de semana por causa dum casamento que acabei por não assistir, já que me atacou essa coisa do paludismo que até hoje ainda ninguém diz que inventou a vacina e já faz tanto tempo que é estudada que leva a pensar outras coisas menos saudáveis do egoísmo humano. Mas falava eu da Caála que acabei por desconhecer do fisicamente conhecido (quando me distraí em coisas vagamente vazias) e esta semana me presentearam com um Blog do Reacreativo, clube que muito admirei nos anos 70 porque jogavam lá amigos meus (família incluida) e que tinham o bom hábito de perder com o Independente de Tombwa (Porto Alexandre para os saudosistas); quando me mandaram um mail a dizer que o segundo clube do mundo era o Recreativo, depois do Benfica (há pessoas que não são perfeitas e a gente tem de lhes dar todo o respeito na mesma porque são gente 5 estrelas) e hoje me presenteiam com este postal dum comboio a chegar à estação da Caála. Digamos que no fim do ano de 2009 a semana foi da Caála que prometo um dia destes, mais ou menos ano, irei conhecer com olhos de ver bem.
É certo que este comboio já não circula, faz parte da memória, foi um degrau calcado para se chegar ao futuro que é este presente e que amanhã eu direi como foi o futuro.
Estamos a chegar ao 2010, não vamos a vapor porque a era tecnológica implicada na nanotecnologia deu um salto tão grande que antes da gente partir está quase a chegar ao destino. Não é assim mas na nossa idade o tempo que antes parecia que não andava agora voa.
Dentro de dias começa o Canangola 2010. Depois da festa familiar e a desbunda do Fim de ano e a sua S. Silvestre (atletas de dezoito países, incluindo Angola, competem hoje na quinquagésima quarta edição da "tradicional" corrida de fim-de-ano de Luanda, São Silvestre, que terá um percurso de 10 quilómetros. A prova tem início às 17 horas no largo da Mutamba e termina no Estádio dos Coqueiros, devendo opor concorrentes da África do Sul, Brasil, Marrocos, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Etiópia, Quénia, Zimbabwe, Zâmbia, Congo Brazzaville, Congo Democrático, Botswana, Egipto, Letostho e Macau.

A nível de províncias, vão competir atletas do Huambo, Benguela, Bengo, Malanje, Namibe, Lunda Sul, Lunda Norte, Cabinda, Bié, Uíge, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Huíla e Moxico.

O tiro de largada será dado pela governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo.)

Desejo a todos os ANGOLANOS, estejam onde estiverem, um ano cheio de coisas desejadas e que a recordação do passado sirva para escalar o futuro com optimismo e o orgulho de ser Angolano seja um 'verbo' constante no imaginário individual e colectivo.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Os Bantu na visão de Mafrano

Read on blog  or  Reader AUTORES.club Grande encontro no Luena Editorial PC-E 25 de Abril de 22 de Abril de 2024 —  Alunos do  Seminário Mai...