sábado, 28 de setembro de 2013

CASA-CE Jornadas Parlamentares

CASA-CE
Convergência Ampla de Salvação de Angola
Grupo Parlamentar
IJornadas Parlamentares
COMUNICADO FINAL
Sob o Lema “POR UMA DEPUTACAO AO SERVICO DO POVO”, o grupo Parlamentar da CASA-CE realizou, de 24 a 29 de Setembro de 2013, as suas primeiras Jornadas Parlamentares que tiveram lugar no Auditório do Grande Hotel do Uíge, na Capital da Província com o mesmo nome, tendo sido abordadas as seguintes temáticas:
1 – A Fiscalização e o Controlo Parlamentar; desafios e Constrangimentos;
2 - Gestão e Fiscalização do OGE;
3 - A Importância das Autarquias Locais no Aprofundamento da Democracia;
4 -Técnicas Legislativas e o Processo Legislativo Angolano;
5 – Troca de Experiências;
6 - Técnicas de Oratória Parlamentar;
7 - Democracia Representativa e Participativa e o Papel do Parlamento e do Deputado na Construção do Estado Moderno Africano.
A Sessão de Abertura contou com um discurso proferido pelo Excelentíssimo Senhor do GP da CASA-CE, o deputado André Gaspar Mendes de Carvalho “MIAU”.
A abordagem dos temas contou com a participação de preletores vindos do Brasil, Cabo-verde, Moçambique e Portugal, designadamente os Drs. Francisco Fernando Tavares, Presidente da camara Municipal de santa catarina – cabo verde; José Domingos Manuel, vereador da Camara Municipal da Beira – Moçambique; Dra Dyelle de Sousa Menezes, Membro da “Associação Contas Abertas”, do Brasil e Liliana estrela, Docente Universitária, de Nacionalidade Portuguesa e Residente em Angola.
As Jornadas Parlamentares da CASA-CE contaram também com a participação de preletores nacionais designadamente os Drs. Marcolino José Carlos Moco, Docente Universitário, Carlos Rosado, Docente Universitário e Director do Jornal Expansão ; Neto Figueiredo, professor Universitário e Belarmino Jelembe, Presidente da ADRA.
Em síntese, da discussão dos temas resultaram conclusões importantes, de grande serventia para todos os deputados mormente no tocante à preparação da II sessão Legislativa e em geral para os membros do Conselho Presidencial, secretários Provinciais e demais dirigentes da CASA-CE, pelo que se conclui terem sido exitosas as 1ᵃs Jornadas Parlamentares do GP da CASA-CE.
Uige, 27 de Setembro de 2013
O Grupo Parlamentar da CASA-CE





Pensar e Falar Angola

Sem comentários: