quarta-feira, 6 de março de 2024

História do Rádio Clube de Moçâmedes








Rádio Clube de Moçâmedes 

Apontamentos para a história da Radiodifusão de Angola
 
Compreende-se o início das rádios angolanas, com a estação a nascer “como uma associação clubística, e por tal necessitada de suporte financeiro, daí que [as rádios] tendessem a tornar-se em verdadeiras empresas para, através da publicidade e da comercialização dos seus programas, caminharem no sentido de uma crescente profissionalização dos seus colaboradores eventuais e não remunerados.

Até lá havia que sobreviver com os proventos que giravam à volta da publicidade e, tal como os clubes desportivos da cidade, também das quotizações mínimas dos seus associados, que não eram muitos, para além do produto de algumas festas que levavam a cabo pelo Carnaval, fim de ano, Programas da Simpatia, subscrições”.

Rádio Clube de Moçâmedes, iniciou as transmissões com um emissor de 50 W, em 1945.

Programa mais popular: “Ofertas Musicais”, de discos pedidos, que rendiam bastante à estação (cinco escudos por sócio e 20 escudos por não sócio).

As primeiras notícias da criação do Rádio Clube de Moçâmedes surgem no jornal "O Lobito" de 11/06/1938, onde se anuncia a formação de uma Comissão organizadora, para angariar fundos com vista à criação da sua emissora.

Com uma verba de 153 contos, aquela comissão vê aprovados os Estatutos do Rádio Clube de Moçâmedes em Fevereiro de 1945. No entanto, a data oficial da sua criação é 20 de Novembro de 1944.

Em Abril de 1945 foi eleita a primeira direcção do Rádio Clube de Moçâmedes, com a curiosidade pioneira de integrar a primeira mulher em toda a radiodifusão de Angola.

Em 15/08/1952 foi inaugurada a sua sede num edifício construído exclusivamente para o efeito.

Como pioneiros figuram na história do Rádio Clube de Moçâmedes os nomes de Augusto Cantos de Araújo, Carlos Cristão, Joana Campina, Sebastião Coelho, Maria Manuela, Costa Pereira, Carvalho Minas, Carlos Moutinho, Carlos Meleiro, Ernesto de Oliveira, José Manuel Frota, Arlete Pereira, Rui Rodrigues Costa.
Cronologia

Em Apontamentos para a história da Radiodifusão de Angola a história das seguintes emissoras:

                                  🎧🎤📻

Rádio Clube de Angola - Publicado

Rádio Clube do Sul de Angola Lobito - Publicado

Rádio Clube de Benguela -Publicado

Rádio Clube da Huíla - Publicado 

Rádio Clube do Huambo - Publicado

Rádio Clube de Malange - Publicado

Rádio Clube de Moçâmedes- Publicado 

Rádio Diamang

Rádio Clube do Bié

Rádio Clube do Cuanza Sul

Emissora Oficial de Angola

Rádio Clube do Moxico

Rádio Eclésia - Emissora Católica de Angola

Rádio Clube do Congo- Rádio Clube do Uíge

Rádio Clube de Cabinda

Rádio Comercial de Angola

A Voz de Angola

A Voz de Luanda

TELEVISÃO em Angola - Os primeiros passos.

Imagens do arquivo PT-TT-AOS-D-N-2-23-1, com programa de 13 de março de 1954, sob a direção do chefe de produção Carlos Moutinho; Ana Liberato e Rui Torres; Orlando Salvador, José Roberto e Adriano Parreira (foto Salvador, a partir do blogue Namibe já foi Mossamedes).

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola