sábado, 15 de dezembro de 2018

Nzinga Mbande - 17 de dezembro

Nzinga Mbande, 1583 - 17 de dezembro de 1663, também conhecida como Ana de Sousa Nzingha Mbande, era uma rainha do século 17 dos reinos Ndongo e Matamba do povo Mbundu no sudoeste da África.

Em 1622, Nzinga encontrou-se com o enviado português para discutir um tratado de paz. Esperando ganhar alguma vantagem e mostrar superioridade, o governador português não lhe ofereceu uma cadeira pretendendo ele humilhá-la, fazendo com que se sentasse no chão. Nzinga percebeu o que estava a acontecer e ordenou que um de seus servos ficasse de joelhos. Nzinga então conduziu as negociações enquanto estava sentada na sua cadeira humana.

Em 1626, assumiu o controle como regente do sobrinho, mas acabou por assumir o controle, tornando-se rainha. Nesse meio tempo, ela preparou um exército e conquistou o reino de Matamba. Aliou-se aos holandeses contra os portugueses.

Em 1641, os holandeses, em aliança com o reino de Kongo, ocuparam Luanda. Nzinga enviou-lhes uma embaixada e fez uma aliança contra os portugueses, que continuavam a ocupar as partes internas de sua colónia, com seu quartel-general principal na cidade de Masangano. Na esperança de recuperar terras perdidas, com ajuda holandesa, ela mudou a sua capital para Kavanga na parte norte dos antigos domínios do Ndongo.

Em 1644 derrotou o exército Português em Ngoleme liderando os seus próprios guerreiros. Fez acordos com tribos africanas próximas para fechar o comércio de escravos português no coração de Angola cortando o seu acesso a estradas e postos de comércio, sufocando europeus e debilitando a economia colonial.
Ela morreu aos 80 anos em 1663.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...