sábado, 23 de setembro de 2017

Monumento em homenagem ao soldado desconhecido


23 Setembro de 2017 | 12h00 - Política
Luanda - Um monumento em homenagem ao soldado desconhecido, erguido na zona baixa da cidade de Luanda foi inaugurado na manhã deste sábado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A obra, iniciada em Junho, é dedicada a todos os cidadãos que heroicamente, alheios a qualquer reconhecimento ou recompensa, tenham sacrificado as suas vidas numa frente de batalha, sem que os seus corpos tenham sido identificados.
Aos que perderam as suas vidas em combate no cumprimento do dever ou pelo sonho maior de terem uma pátria, de serem parte de um povo livre e independente, lê-se num dos murais.
O mesmo ocupa uma área de 270 metros de comprimentos, 60 metros de largura, entre os Correios de Angola e o Comando da Marinha de Guerra, na intercepção com a Marginal de Luanda.
O monumento possui uma estrutura metálica com 16 peças entrelaçadas, cada uma com um peso de 8.8 toneladas, representando a união dos soldados por uma causa comum.
O memorial tem 23 metros de altura, uma rampa da zona cerimonial com 50 metros de comprimento, um facho cuja chama "eterna" ergue-se através de uma estrela dourada que simboliza a mais alta condecoração aos soldados tombados.
Foi construída no memorial uma rampa em branco que representa, metaforicamente, a passagem da vida para a morte (…), simbolizando a ascensão da nação decorrente do sacrifício do soldado. 

Num segundo mural, está o Hino da República e, num terceiro, se pode ler que “o monumento é tido como a mais alta homenagem a todos soldados que tombaram pela nação, por um Angola livre”.
(Angop)


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: