quinta-feira, 29 de junho de 2017

Para a História da Imprensa em Angola

Caros Senhores, gostaria de vos enviar um pouco da história de Angola.
Meu avô materno foi o primeiro Editor do Jornal da Huila. Nome dele era, Elisiario Augusto Antunes. Ele foi expulso para Angola por o que escrevia no jornal em Portugal, contra o governo. Ele já queria independência de Angola. Por isso posso dizer que meu avô foi um dos primeiros homens querendo a independência como já tinha acontecido no Brasil.
Ele nunca voltou a Portugal com mulher e filhos, todos nascidos em Angola, eu também nasci em Sá da Bandeira, mas como meu pai era Cabo Verdiano, casou e foi o primeiro artista plástico  em Angola, vocês têm muitos quadros dele em Luanda, no banco de Angola, museu de Angola ! Seu nome era Manuel Castelo.
Eu também segui a carreira do meu pai, vivo em Inglaterra hà 47 anos, mas sempre tenho Angola no meu pensamento. Wanda Maria Antunes Castelo Warburton



Pensar e Falar Angola

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Exposição Ceramica - Casa de Angola

Com enorme prazer e honra que a abrimos as portas a inúmeros artistas e amigos, desta vez convidamos a assistir à inauguração da exposição "Etuku", nome escolhido para a primeira exposição da designer angolana, Andreia Pedro formada em Design de Interiores e Cerâmica pela ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Lisboa. A colecção consiste na apresentação de um conjunto de peças em cerâmica, inspiradas nas diversas máscaras culturais existentes em Angola. "Etuku" proveniente da língua nacional Kicongo que tem como significado ORIGEM / PRINCÍPIO ou ESTOU AQUI explora de uma forma criativa os traços da identidade cultural étnica patente em diferentes zonas do país, os seus respectivos grupos, as suas simbologias e seus rituais tradicionais. A inauguração ocorrerá dia dia 29 pelas pelas 18h e depois ficará patente até ao dia 13 de Julho.
Aguardamos pela sua visita

Os melhores cumprimentos

Pel' A Comissão ad-hoc da Casa de Angola
Eugénia Araújo
Zeferino Boal


Pensar e Falar Angola