O escritor Manuel Rui é um dos principais ficcionistas de Angola (colaborador de algumas das iniciativas da UCCLA como o EELP e a CEI), é o autor do texto da peça teatral Ombela, com direção de Samuel Santos, numa montagem inédita, levada à cena pelo Grupo teatral “O Poste Soluções Luminosas”, na cidade do Recife (Brasil), a partir de Novembro. O texto e a adaptação a esta peça receberam o Prêmio Funarte (Fundação Nacional das Artes, Brasil) de “Teatro Myriam Muniz”.
Junto links de notícias sobre a peça.
Abraço
Rui
“A encenação de Ombela está envolta de uma atmosfera mágica, buscando ambientar o tempo e o espaço em um lugar lúdico, sagrado, mas sem ser intocável. Segundo a produção do espetáculo, há abertura para participação do público, até porque a encenação busca questionamento social e filosófico do posicionamento humano em relação a continuação de sua espécie e do resgate de sua ancestralidade. Os elementos da encenação como cenário, indumentárias, iluminação e maquiagem recebem um tratamento africano, mas dentro da atemporalidade.
A peça é interpretada em português e, algumas partes, na língua africana de Angola, o Umbundo. Toda sonoridade do espetáculo terá na sua linha de encenação musicalidade ao vivo, tocada e cantada pelas atrizes do elenco e composta pela cantora e percussionista Isaar França.” http://pernambuco.ig. com.br/cultura/2014/com- montagem-inedita-ombela- estreia-no-recife
, nº 69, pp 23-24
Email: ruilourido@uccla.pt | uccla@uccla.pt
www.uccla.pt | UCCLA no Facebook | UCCLA no Flickr
www.uccla.pt | UCCLA no Facebook | UCCLA no Flickr
Pensar e Falar Angola