MALEMBELEMBE ou MALEMBEMALEMBE- furguneta azul que funciona como transporte público, capaz de transportar 9/10 pessoas, alternativa ao taxi de capacidade mais reduzida e quase inexistente.
Os taxistas, vulgo candongueiros, conduzem a uma velocidade endiabrada e com malabarismos mil.
Os taxistas, vulgo candongueiros, conduzem a uma velocidade endiabrada e com malabarismos mil.
O termo significa devagarinho, muito devagar, com cautela. (será?)
Pensar e Falar Angola
Pensar e Falar Angola
2 comentários:
A designação corrente destes carros azuis e brancos é KANDONGUEIRO. É assim que toda a gente em Angola conhece estes que são de facto a alternativa, mas aos maximbombos (autocarros) - que são bastante escassos - e não aos táxis que existem (da empresa MACON) mas, como em todo o lado, são muito mais dispendiosos.
Devagar, devagarinho, muito devagar e com cautela é tudo o que não se pode associar a estes "doidos", verdadeiros perigos das estradas. Ao contrário, deslocam-se em altas velocidades, em contramão, passando com o sinal vermelho num total desrespeito pelas regras de transito e pelos outros condutores.
Mas sem eles, os atrasos e as faltas aos serviços seriam bem maiores.
"O termo significa devagarinho, muito devagar, com cautela. (será?)"
É. A palavra base é malembe, que significa "calma" ou "devagar". Por exemplo, quando alguém se mostra apressado ou ansioso, diz-se-lhe malembe, para que se acalme. A repetição do radical (malembelembe) ou da palavra completa (malembemalembe) reforça a ideia, desempenhando a função de aumentativo: "muita calma" ou "muito devagar".
Enviar um comentário