Para determinar o SUL, proceda da seguinte forma:
Encontre a constelação Cruzeiro do Sul, adopte a medida do corpo da cruz como unidade e marque 4,5 vezes esse comprimento em seu prolongamento, a partir da estrela mais brilhante, que fica no pé da cruz. Do ponto encontrado, desça uma perpendicular ao horizonte para determinar o Sul.
Pensar e Falar Angola
2 comentários:
Há um outro processo de determinar o sul, recorrendo-se, também, ao Triângulo Austral, constelação vizinha da do Cruzeiro do Sul. Alguém me poderá refrescar a memória sobre este outro processo? Parece-me que o sul é um ponto imaginário no céu resultante do cruzamento de duas linhas: uma, é o prolongamento do eixo mais comprido do Cruzeiro do Sul; a outra, é o prolongamento da altura do Triângulo Austral. Será assim, ou a minha memória está a trair-me?
Lembro também que, nesta época do ano, em Angola também é possível determinar o norte! É claro que a Estrela Polar não é visível, mas a Ursa Maior, essa sim, é agora perfeitamente visível no céu angolano, ainda que esteja próxima da linha do horizonte.
Olá ! Sou professora de Ciências Naturais no Brasil. Ando visitando o Blog e conhecendo melhor a sua cultura a alguns dias . Parabéns. Acho que assim podemos dar qualidade à educação dos nossos países. Também mantenho blogs em meu país, se quiser visitar será bem-vindo.
Abraços do lado de cá do Atlântico.
Enviar um comentário