domingo, 16 de setembro de 2007

CFM

CAMINHO-DE-FERRO DE MOÇÂMEDES

1909/1910

Fotografia G. Schoss © Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria


A ideia da construção do Caminho-de-ferro de Moçâmedes, actual Namibe, reporta a uma carta de lei de 1890, por ela foi o Governo autorizado à construção e exploração destes caminhos-de-ferro. No entanto, os trabalhos de construção só foram iniciados a partir de 1905, isto é, quinze anos depois. Em 1907 foram inaugurados os primeiros 67 quilómetros.
As fotografias que aqui vemos, da autoria de G. Schoss, fazem parte de um álbum fotográfico do levantamento dos trabalhos de estudo e construção desta linha-férrea de Angola pela Brigada de Artur Torres entre 1909 e 1910.
Na sequência deste trabalho esta importante linha do Sul de Angola atingiu o quilómetro 186. Aqui parou por um período de sete anos, pois só em 1923 chegaria a Sá da Bandeira, hoje Lubango, tinham então decorrido 33 anos desde a data da ideia da sua construção.
A partir dos anos cinquenta o seu prolongamento para Sul tornou-se uma realidade, com a construção do troço da Chibia em direcção ao Cunene e à Namíbia. Ficou-se por Chiange, e ainda hoje lá se encontra, a alguns quilómetros do objectivo inicial. À espera que o homem sonhe!


© Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria

Fotografia G. Schoss, barbeiro no Caniço


© Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria

Fotografia G. Schoss, Humbia, nivelando o ponto mais alto



© Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria

Fotografia G. Schoss, Locomotivas do C. F. M.

retirado de:

Grande Monde

Pensar e Falar Angola

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