ABOU HAYDARA, historiador senegalês, licenciado em Paris, chefe de Departamento de Línguas e Civilizações Romanas na Universidade Cheik Anta Diop de Dacar, autor de vários livros de História, nomeadamente sobre os Descobrimentos, editou na Harmattan, este ano, um livro de 302 páginas, o seu último livro, "O Outro Lado da Epopeia Portuguesa em África". Não editado em Portugal!, fala sobre a "ternura portuguesa" de que também falava Léopold Sédar Senghor. Esta "ternura" fez milagres na África colonizada, como a mestiçagem, mas também causou enorme sofrimento. Na obra L'Envers de L'épopée Portugaise en Afrique que relata o extenso período entre os séculos XV e XX o autor entusiasma-se quando afirma que "graças às suas viagens marítimas, os portugueses alargaram as fronteiras do mundo". Mas tece fortes críticas ao imperialismo religioso e ao tráfico de escravos que foi efectuado afirmando que "é permitido aos portugueses viver sob todos os céus".
A "ternura africana" dos portugueses permitiu ao poeta Senghor afirmar que " a emoção é negra e a razão grega" e a pedir em Epitáfito que "quando eu morrer, meus amigos, deitem-me sob Joal-la-Portugaise/ das pedras do Forte façam o meu túmulo/ e os canhões guardarão o silêncio".
No resto do livro são críticas e das fortes a um regime português que foi pioneiro numa colonização evangelizadora e do lucro puro e duro. Fica-se a saber que "o primeiro carregamento de escravos africanos foi transportado por portugueses de Angola para Lagos, em Portugal".
Um livro a reter e que deveria já estar publicado em português
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Pensar e Falar Angola
sábado, 24 de novembro de 2007
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2 comentários:
(...) "o primeiro carregamento de escravos africanos foi transportado por portugueses de Angola para Lagos, em Portugal".
Julgo poder dizer que esta afirmação está incorrecta, por duas razões:
1ª) o primeiro carregamento de escravos africanos deve ter sido feito durante o Império Romano; estes escravos eram trazidos do Norte de África e da Núbia, pelo menos;
2ª) o primeiro carregamento de escravos negros transportados por portugueses não podia ter vindo de Angola; este carregamento teve lugar no ano de 1444, ou seja, cerca de 40 anos antes da chegada de Diogo Cão à foz do Rio Zaire.
No meu próprio blogue publiquei o relato, feito pelo cronista Gomes Eanas de Zurara, da chegada a Lagos dos primeiros escravos negros trazidos por portugueses. O relato pode ser lido aqui.
Os primeiros escravos trazidos pelos PORTUGUESES ( no tempo do Imperio Romano nao havia portugueses) no entanto esses escravos nao podem ter vindo de Angola, concordo plenamente com o comentario anterior neste ponto. Talvez da costa da Guine...
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