sexta-feira, 16 de setembro de 2016

António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa

António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa

António Ole
«Sem Título (I)». Luanda, 1998. Fotografia montada em alumínio. 90 × 120 cm. Coleção do artista. Fotografia: António Ole
Exposição retrospetiva da obra de António Ole, uma figura tutelar de toda uma geração de artistas contemporâneos angolanos. Com uma carreira internacional, Ole desenvolveu uma obra que vai da escultura à instalação, da pintura e colagem ao desenho, da fotografia ao filme, em diálogo permanente com a cidade, e antes de mais a cidade de Luanda, com a sua arquitetura e os seus habitantes.
A filmografia de António Ole, uma produção pouco conhecida iniciada no período pós-1974 (pós-independência de Angola como colónia portuguesa) e que se prolongou nas décadas de 1980 e 1990, é uma das apostas fortes da exposição.
Luanda, Los Angeles, Lisboa estabelece uma geografia vivencial, percorrendo ou criando pontes entre as cidades determinantes no percurso artístico de António Ole. O artista nasceu em Luanda (Angola) em 1951, onde vive e trabalha atualmente. Com Formação em Cinema no American Film Institute de Los Angeles (1975) e em Cultura Afro-Americana na Universidade da Califórnia – Center for Advance Film Studies  (1981-1985), António Ole realizou a sua primeira exposição internacional no Museum of African American Art de Los Angeles, iniciando uma reflexão sobre a escravatura e o colonialismo.
A exposição estabelece um forte diálogo com o espaço da galeria, cruzando a instalação, o filme e a pintura através da ideia de trocas e da ideia de contentor.
Com exposições em várias instituições internacionais, António Ole participou em 2013 na 55ª Bienal de Veneza, onde volta a estar presente em 2015, no Pavilhão de Angola, lado a lado com outros jovens artistas angolanos. Recebeu diversos prémios em Angola, Portugal e Cuba. A sua obra encontra-se presente em inúmeras coleções públicas em Portugal, Angola, África do Sul, Estados Unidos da América, Alemanha e Cuba.
Curadoria: Isabel Carlos e Rita Fabiana 
Uma viagem com António Ole, Coleção Moderna, agosto de 2016 

Eventos relacionados: 

À conversa com as curadoras Rita Fabiana e Isabel Carlos e com o artista António Ole

Sábado, 17 de setembro, às 16h00 

Visitas orientadas

Quartas-feiras e sábados, 24 de setembro; 19 e 22 de outubro; 3 de dezembro; 7 de janeiro, às 15h00 

Visitas para desenhar

Domingos, 20 de novembro e 11 de dezembro, às 11h00


Pensar e Falar Angola

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Lançamento da obra "Autores e Escritores de Angola (1642-2015)

Lançamento da obra "Autores e Escritores de Angola (1642-2015)"
Lançamento da obra "Autores e Escritores de Angola (1642-2015)”

Qui, 22/09/2016 - 19:00

O livro “Autores e Escritores de Angola (1642-2015)” da autoria de Tomás Lima Coelho, vai ser lançado no dia 22 de setembro, pelas 19 horas, em simultâneo em Luanda, Angola, e Lisboa, Portugal.

Em Luanda, a obra será apresentada no Hotel Convenções de Talatona (Rua Luanda Sul) por Armindo Laureano, Carmo Neto, Amélia da Lomba, Lopito Feijó e Dário Melo. Enquanto que na capital portuguesa vai decorrer na sede da CPLP (Palácio Conde de Penafiel - Rua de São Mamede (ao Caldas), n.º 21) com os convidados Eleutéria Ornelas, Adelino Torres, que escreveu o prefácio, Miguel Kiassekoka, Miguel Anacoreta Correia, bem como o autor, Tomás Lima Coelho.

“Do ponto de vista metodológico, muito foi feito para facilitar a consulta da obra dando uma informação biográfica e bibliográfica mínima sobre cada autor e a respetiva região de Angola donde é oriundo. A surpreendente quantidade de autores selecionados, presumo que não prevista no início da investigação, não permitiu talvez desenvolver muito mais a apresentação de cada um sem que o ‘dicionário’ excedesse dimensões razoáveis”, escreve Adelino Torres no prefácio. 







“Autores e Escritores de Angola” apresentado no dia 22

Obra será lançada em Luanda e Lisboa em simultâneo, no Hotel Convenções Talatona e na sede da CPLP.
Por REDE ANGOLA.

O livro Autores e Escritores de Angola (1642-2015), de Tomás Lima Coelho, vai ser lançado no próximo dia 22 em simultâneo em Luanda e Lisboa.
Em Luanda, a obra será apresentada no Hotel Convenções de Talatona por Armindo Laureano, Carmo Neto, Amélia da Lomba, Lopito Feijó e Dário Melo. Enquanto que na capital portuguesa vai decorrer na sede da CPLP com os convidados Eleutéria Ornelas, Adelino Torres, que escreveu o prefácio, Miguel Kiassekoka, Miguel Anacoreta Correia, bem como o autor, Tomás Lima Coelho.
“Do ponto de vista metodológico, muito foi feito para facilitar a consulta da obra dando uma informação biográfica e bibliográfica mínima sobre cada autor e a respectiva região de Angola donde é oriundo. A surpreendente quantidade de autores seleccionados, presumo que não prevista no inicio da investigação, não permitiu talvez desenvolver muito mais a apresentação de cada um sem que o ‘dicionário’ excedesse dimensões razoáveis”, escreve Adelino Torres no prefácio.
DR“Seja como for, este livro é já de consulta indispensável na área da cultura e da literatura nacional. Alguns dos nomes poderão deixar apenas um rasto efémero na memória, mas a sua presença ajudará todavia a fixar fronteiras e etapas que contribuirão para a construção de uma mundividência que, a longo prazo, irá alicerçar e reforçar aquilo que se pode chamar a ‘cultura angolana’, diversificada e plural, cada vez mais rica no futuro”.
Tomás Lima Coelho nasceu em Moçâmedes a 5 de Outubro de 1952. Reside em Portugal desde 1975. Na última década tem-se dedicado à investigação da literatura angolana.
Editado pela Perfil Criativo, Autores e Escritores de Angola chega ao país através da Vivências Press.

Pensar e Falar Angola